O lobito escuta a  àquêlá, significa que na selva a àquela é  o velho  lobo sábio e com experiência é  por isso que os lobitos seguem sempre os seus conselhos, mesmo que a àquêlá  esteja ausente. Deve acontecer o mesmo fora dos escuteiros, o lobito deve  obedecer aos pais em casa, aos professores na escola.
 
O lobito não se  escuta a sí próprio, significa que na  selva, quando máugli se perdeu o pai e mãe lobo defenderam-no dos ataques do  xer cane e por isso foram recompensados na rocha do conselho ao poderem ficar  com máugli. O mesmo deve acontecer com os lobitos, quando tiverem de cumprir  uma obrigação por mais difícil que sejam não deves dar ouvidos pois  provavelmente irias desistir, se te esforçares ao máximo vais ver que acabaras  por vencer.
Máximas:
1º O lobito pensa primeiro no seu semelhante
“Tu viste que na selva os  animais amigos de Máugli pensaram como haviam  de lhe salvar a vida, embora isso lhes trouxessem riscos e dificuldades a  vencer. E cada um resolveu cumprir as suas obrigações para ajudar os outros.
                  Na tua Alcateia, em tua casa,  tu deves proceder assim; e deves ensinar os outros a fazê-lo.”
2º O lobito sabe ver e ouvir
                  “na selva Máugli aplicava a  vista e ouvido tentando perceber a natureza, ruídos, sons, cores de tudo ele  sabia o significado. Exercita-te e terás muitas alegrias, aprendendo muita  coisa.”
3º O lobito é asseado
                  “o asseio dá saúde, um lobito  que ande sempre limpo e arranjado é normalmente um lobito saudável, mas um lobito  asseado não tem só a roupa limpa, as mãos e a cara lavadas, procura nunca  deitar papeis para a rua, mas sim para o caixote do lixo ou no lume. Na sede  nunca deixa nada desarrumado e ajuda os outros lobitos na sede a conservá-la  asseada.”
4ª O lobito é verdadeiro
                  “até mesmo quando tinha feit  asneiras indo na companhia dos bandarlougues, Máugli foi sincero com balú. Este  teve oportunidade de lhe explicar os perigos desse povo sem lei.”
5º O lobito é alegre
                  “Um lobito feliz é um lobito  alegra. O lobito que não sabe sorrir é porque não sabe ser verdadeiro lobito.
                  Procura sempre sorrir, mesmo  que te encontres em dificuldade.”